quarta-feira, 25 de maio de 2011

Reunião do Projeto Cinema na BibliotECA

Os organizadores do Projeto Cinema – “Os clássicos que eu não assisti” convidam todos os interessados em participar ou contribuir com o projeto para uma reunião aberta no dia 31/05 às 17h na sala de defesa do CCA.


 Participe! Dê a sua contribuição! Mostre a sua opinião!

Data: 31/05
Horário: às 17h
Local: Sala de Defesa do CCA - ECA/USP 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sessão dia 24/05: Rio 40 Graus

"Rio 40 Graus" foi produzido no ano de 1955 pelo diretor brasileiro Nelson Pereira dos Santos e o filme é considerado como inspirador para o movimento cinematográfico brasileiro chamando "cinema novo", que buscria retratar as realidades nacionais.
O enredo acompanha a vida de cinco garotos, no Rio de Janeiro, que vendem amendoim nos pontos turisticos mais famosos da capital fluminense.

Exibição
Data: 24/05
Horários: 13h e 17h
Local: Sala de vídeo da Biblioteca da ECA/USP
Capacidade máxima: 15 pessoas, garante seu lugar chegando com 10min de antecedência.

domingo, 8 de maio de 2011

Sessão dia 10/05: O Grande Ditador

Fonte: IMDb
Produzido no ano de 1940, o primeiro filme falado de Charles Chaplin foi uma sátira aos regimes totalitários de sua época.
O filme com a história do cadete da fictícia Tomânia que sofre um acidente, fica 20 anos internado em um hospital sem saber que um grande ditador comanda o país e promove perseguição aos judeu.

Recuperado, mas sofrendo de uma amnésia, ele volta para a sua babearia no bairro agora transformado em gueto judeu. Depois de confronto com soldados do ditador, o filme se desenrola ao mostra a resistência do povo contra a opressão, culminando em seu desfecho com o discurso tão famoso.
Politicamente o filme pode ser considerado um grande ato de coragem de Chaplin, pois crítica claramente os ditadores Adolf Hitler e Benito Mussolini.
Recebeu indicações ao prêmio Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro Original.
Veja o trailer:
E o famoso discurso:

Exibição
Data: 10/05
Horários: 13h e 17h
Local: Sala de vídeo da Biblioteca da ECA/USP
Capacidade máxima: 15 pessoas, garante seu lugar chegando com 10min de antecedência.