quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sessão 28/06: A Malvada


Fonte: IMDb
O filme “A malvada”, dirigido por Joseph L. Mankiewicz foi baseado na obra The Wisdom of Eve, de Mary Orr, é considerado um grande clássico do cinema com grande atuação de Bette Davis.

Por meio de flashbacks, o filme retrata o conflito em duas gerações de atrizes, uma em plena decadência e envelhecendo, e a outra na flor da idade em ascensão.

Venceu o Prêmio Oscar do ano de 1951 (ano seguinte de sua estréia) de melhor filme, melhor ator coadjuvante para George Sanders, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor som, melhor figurino e ainda havia sido indicada nas categorias melhor atriz (Bette Davis e Anne Baxter), melhor atriz coadjuvante (Celeste Holm e Thelma Ritter), melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor edição e melhor trilha sonora. No total recebeu 14 indicações, marca igualada apenas por “Titanic” 47 anos depois.

No mesmo ano levou o Globo de Ouro na categoria melhor roteiro, no Festival de Cinema de Cannes, na França, venceu a categoria de melhor atriz com a atuação de Bette Davis, e ainda levou o BAFTA , no Reino Unido, de melhor filme.


Exibição
Data: 28/06
Horários: 13h e 17h
Local: Sala de vídeo da Biblioteca da ECA/USP
Capacidade máxima: 15 pessoas, garante seu lugar chegando com 10min de antecedência.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sessão dia 14/06: As vinhas da ira


Fonte: IMDb
O filma "As vinhas da ira" retrata a jornada uma família pobre de trabalhadores rurais que em uma caminhonete atravessam o país rumo à Califórnia, que lhes foi dita como próspera e com grandes oportunidades. Durante o  percurso, eles se defrontam com a difícil realidade vivida pelo país durante a chamada “grande depressão e descobrem que o lugar para onde vão é bem pior do que de onde sairam.
Dirigido por John Ford, teve seu roteiro baseado na obra homônima de John Steinbeck.  Ocupa o 7º lugar na lista de filmes mais inspiradores de todos os tempo e o 23º lugar na lista de melhores filmes estadunidenses, lista feitas pela American Film Institute.
Concorreu ao Prêmio Oscar em sete categorias (melhor diretor, melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor montagem, melhor som, melhor roteiro e melhor filme), tendo vencido duas delas (melhor diretor para John Ford e melhor atriz coadjuvante para Jane Darwell). Também concorreu e venceu o Prêmio New York Critics Circle Awards nas categorias de melhor filme e melhor diretor.
 Trailer

Exibição
Data: 24/05
Horários: 13h e 17h
Local: Sala de vídeo da Biblioteca da ECA/USP
Capacidade máxima: 15 pessoas, garante seu lugar chegando com 10min de antecedência.